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-Esta disciplina é central na formação do físico, tanto do bacharel quanto do licenciado. Dá-se o nome de Física Moderna ao conjunto de conhecimentos gerados no início do século XX por físicos tais como Max Planck, Albert Einstein, Niels Bohr, Erwin Schrodinger, Werner Heisenberg e Wolfgang Pauli, entre outros. Estes avanços dizem respeito ao reconhecimento das limitações das transformações de Galileu, usadas para relacionar medidas de quantidades físicas feitas em diferentes referenciais inerciais, à identificação da estrutura microscópica da matéria, e à descoberta de padrões de comportamento de sistemas microscópicos incompatíveis com as previsões da Mecânica Newtoniana e do Eletromagnetismo de Maxwell, chamadas coletivamente de teorias clássicas da Física. A discrepância entre a realidade evidenciada pela natureza e as previsões das teorias clássicas, que ocorre quando as velocidades em jogo são comparáveis à da luz e quando os tamanhos são microscópicos, forçou o desenvolvimento de teorias que se reduzem às clássicas nas circunstâncias usuais: a teoria da relatividade, restrita e geral, e a teoria quântica. A disciplina é uma introdução a estas ideias, privilegiando a exposição e discussão da  fenomenologia subjacente e a construção dos elementos abstratos que são o objeto destas teorias. Tem um vínculo estreito com o Laboratório de Física Moderna I, onde as evidências experimentais que provocaram o desenvolvimento destas teorias e as referendam serão revistas.\\+
===== Ementa ===== ===== Ementa =====
-Radiação do corpo negro: leis de Planck e quantização da energia. Efeito fotoelétrico. Raios X. Espectro atômico e modelo de Bohr. Relatividade especial. Propriedades ondulatórias das partículas. Equações de Schrõdinger unidimensional: partícula livre, poços e barreiras de potencial e oscilador harmônico. Equações de Schrõdinger tridimensional. Átomos de hidrogênio: estrutura fina e efeito Zeeman. 
-(Fonte: catálogo da UFF)\\+ 
 +(Fonte: Formulário 13, Especificação da disciplina Produção de Material Didático e Estratégias para o Ensino de Física I, Reforma curricular do curso de Física, 2009)\\